A primeira consulta no Obstetra

primeira_consulta

       A primeira consulta ao GO (ginecologista obstetra) é o ponto de partida para o acompanhamento pré-natal. É na primeira consulta que o médico obstetra solicita todos os exames necessários para saber o estado de saúde da mamãe. Quando já temos um GO fica mais fácil, porém quando se trata da primeira gravidez tudo é muito novo. E agora quem procurar? A melhor coisa é buscar INDICAÇÃO!  Porque simplesmente pegar a lista de conveniados do plano é um tiro no escuro! Torna-se uma verdadeira saga, pois você tem que marcar a consulta, ir conhecer pra ver se gosta com muitas chances de sair do consultório já ligando para um próximo GO. Afinal além de um profissional competente você precisa ter empatia e confiança no médico escolhido para acompanhar toda a sua gravidez até a hora do parto. E você não vai querer qualquer um. Não é verdade?! Mas esse é assunto para o próximo post, onde contarei para vocês a minha “saga” para encontrar o GO.

        quais-os-exames-que-uma-gestante-deve-fazer-no-inicio-da-gestacao-300x225Hoje quero falar sobre a primeira consulta, que nem sempre ocorre com o médico escolhido para acompanhar o pré-natal. Isso porque logo que descobrimos que estamos grávidas, corremos para marcar a primeira consulta.
E nem sempre conseguimos marcar com o médico que queremos tendo em vista as agendas que em sua maioria precisam ser marcadas com certa antecedência. Acontece que você confirmou sua gravidez e você quer marcar a primeira consulta o quanto antes, pois precisa fazer logo os exames laboratoriais para ver sua saúde e o ultrassom para ver o bebê.  No meu caso a minha ginecologista atendia obstetrícia mas a agenda dela só era para o mês seguinte!  Porém eu tive a sorte de ter em mãos as guias com solicitação de ultra que ela havia me passado para exames de rotina, então marquei minha primeira ultra antes mesmo da primeira consulta. Fiz a ultra logo na semana que eu descobri que estava grávida e de posse dos exames, marquei com a ginecologista do plano que tinha a data mais próxima disponível. Isso porque minha ginecologista só tinha agenda para o mês seguinte. Foi bem chatinho ficar ligando para diversos consultórios e então encontrar um que pudesse me atender naquela mesma semana. Chegou então o dia agendado, e dessa vez fui sozinha ao consultório. A médica que me atendeu era uma fofa, porém ela não fazia atendimento pré-natal. No entanto me atendeu super bem, analisando meus exames,  e me passando todos os outros que eu precisava fazer. Ainda me deu alguns frascos de ácido fólico (que é um suplemento vitamínico que toda grávida ou aquela que deseja engravidar deve tomar), e me indicou alguns GO’s. De posse dos pedidos, corri para fazer os exames, ansiosa para mostrá-los a minha médica e então iniciar o meu pré-natal. Embora a minha primeira consulta não tenha sido com o meu GO, foi muito boa e esclarecedora!  Uma dica é anotar todas as dúvidas em um papel ou caderninho para não esquecer de perguntar na hora da consulta. E você? Lembra da sua primeira consulta? Me conta como foi!

2 comentários sobre “A primeira consulta no Obstetra

  1. Então Sunamita pra mim amiga,foi uma alegria imensa depois de mto tempo tentando.Resultado posotivo me fez descer as escadas da Clínica pulando de alegria!
    Emoção quando descobri que era uma menina aos 5 meses e quando ela nasceu é mta emoção e alegria!
    Ela é meu tesouro 9 anos se passaram e eu amo cada dia!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

