Viva o poderoso AGORA! Seja feliz HOJE!

futurus_35708_7859_1

          Fomos formados em um lugar onde não havia tempo. A nossa paz era sustentada pela eternidade que havia em nós. Desde o dia em que o engano contaminou nosso coração, ficamos confusas e inseguras, na tentativa de ampliar nosso controle – carregando lembranças e expectativas que deixam a vida pesada demais. Dessa forma, nos é roubada a energia que precisamos para desfrutar a totalidade do que Deus planejou para o poderoso agora; para o exato momento. E esse é o pior roubo que existe: tempo perdido é tempo que não volta mais.

        Abrigamos sentimentos que fogem ao nosso controle, como se tivéssemos toda ciência ou todo poder para acessar outras eras, passadas ou futuras. E fazemos isso em vez de desfrutar de quem somos hoje, pondo-nos à disposição de Deus para que, por meio de seu poder em nós, nos tornemos úteis para realizar o que temos à nossa frente – e fazer infinitamente  mais do que supomos ser capazes.

        Muitas de nós pedimos a Deus todos os dias que nos faça felizes e, ainda que essa oração seja adormecida em dias de riso e festa, logo à frente voltamos à fazê-la – enquanto Deus nos dispõe o hoje e se dispõe em nós. Possivelmente, lá do céu ele também nos pede que nos façamos felizes mediante tudo o que ele já nos disponibilizou.

        Quando enfrentamos a ausência de conquistas ou simplesmente a falta de segurança e autonomia emocional, descobrimos que há muito mais em nossa mente do que os acontecimentos do presente, ou seja, daquilo que precisamos para viver com intensidade o poderoso agora.

        Talvez haja tanto passado e futuro dentro de nós que não tenha sobrado espaço para Deus- nem que seja apenas para ouvi-lo. Então, uma vez mais encontramos antigos sentimentos, acolhidos por pensamentos frios que nos prendem ao passado.

         Cremos em um Deus que faz novas todas as coisas, mas andamos em círculos, porque às vezes somos sufocados por lembranças ruins ou consumidas pela expectativa de dias melhores. Vivendo assim quase não existimos, porque o ontem já passou e o amanhã ainda não está ao alcance de nossas mãos. Vivemos prensadas entre nossas angústias. Afinal, onde deveríamos estar senão no hoje e no agora?

        Esperar por uma vida perfeita, para exibir um sorriso é desistir de ser realmente feliz. Porque a a atitude positiva nos dias maus é uma das melhores formas de aprender com eles. Todo dia é hoje e todo hoje é tudo. O que passar disso é mera especulação ou distanciamento da realidade.

        E onde guardamos os nossos sonhos? Onde guardamos a nossa história? Guardamos em Deus. Ele é o dono do tempo e do modo como serão curados todos os nossos traumas. Ele é o consolo do que poderia ter sido  melhor e também realizador de todos os nossos sonhos. Só Ele é forte o bastante para carregá-los em si.

         Aproximar-se de Deus nos faz confrontar nossa irrelevância diante do tempo, e simultaneamente, admirar sua soberania. Contemplamos a graciosidade e a generosidade do Criador quando vemos um ser que não possui início nem fim, que tem todo o poder e, mesmo assim se aproxima de nós para ouvir nossas queixas e dilemas que normalmente apontam para o que é passageiro e equivocado diante do que já nos foi entregue por ele na eternidade. Todos os que tiveram um encontro real e marcante com ele, chegam a essa conclusão e nela encontram um lugar seguro.

        Tiago, irmão de Jesus e líder da igreja de Jerusalém, escreveu, por volta do ano 50 d. C.

        “Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta o aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro” Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:13-15)

         Já o salmista mostra que a ansiedade não é uma enfermidade moderna e os transtornos emocionais acompanham a história da humanidade desde o início: “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo touxe alívio à minha alma.” (Sl 94:19). Deus é o maior interessado em nossa felicidade. Ele é amor e não sofre alterações. Por meio de Cristo em nós, pela fé, fomos escolhidas para abrigar a plenitude de Deus, mas precisamos estar disponíveis agora. Difícil é escolher o caminho em que a cruz está entre nós, senhoras de nossas vontades, e a vida abundante oferecida pelo salvador de nossa vida.

       Compreender o agora e decidir vivê-lo é um desapego constante. É a libertação do maior autoengano em que podemos crer: a idéia de que somos soberanas. Não é fácil, mas é possível. Quando estamos ansiosas e aflitas, não observamos nada. Ficamos paralisadas pela expectativa e a ansiedade de enfrentar um futuro cheio de novidades ou pelo medo de encontrarmos no futuro uma boa porção torturante de nosso passado. Desesperadas pela insegurança, nos esgotamos tentando dominar o tempo. Faça um favor a si mesma: Desista!

      A nós foi entregue o HOJE. Decidir desfrutar dele é desfazer o roubo que lhe permitiu avançar a idade, mas  a privou da alegria de cada conquista – porque em todas elas você estava ausente, preocupada com o que poderia ter sido ou com o próximo desafio. O passado é inatingível, mas em Deus ele é superável. O futuro pertence a Deus, jamais iremos dominá-lo. Cabe a nós o desafio de confiar e desbravar o presente. Confie no Senhor do tempo. Ele é capaz de curar suas lembranças e lhe dar a paz para construir o HOJE o que deseja para o seu HOJE de amanhã e o HOJE depois de amanhã. Entregue-se! Esse tempo está sob seu total domínio. Ele está em suas mãos.

Com amor em Jesus,

Bianca Toledo

**Texto escrito por Bianca Toledo para prefaciar o livro “Seja feliz hoje” da autora Helena Tannure

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s